quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

HMS Misoa - Landing Ship Tank (LST) Um petroleiro convertido de raso raso da América do Sul que serviu ao largo da África do Norte, Pantelleria, Sicília, Itália e Normandia.

HMS Misoa -  Landing Ship Tank (LST)

Fundo

HMS Misoa foi um WW2 Landing Ship Tank (LST), essencialmente uma balsa militar capaz de desembarcar tropas, tanques, transporte, suprimentos etc diretamente em praias de desembarque não melhoradas. Archie Spence era um jovem marinheiro da Marinha Real, que serviu a bordo no Mediterrâneo (Norte da África, Pantelária, Sicília e Itália) e mais tarde durante a invasão da Normandia em 6 de junho de 1944.

[Foto de Misoa tirada na década de 1930 por cortesia de William Russell, cujo tio-avô, William Marshall Russell, era o comandante do navio quando ele era um petroleiro, antes de sua conversão em um navio de desembarque de tanques.]

O HMS Misoa não tinha as linhas elegantes e o estilo de um cruzador, mas sobreviveu à guerra relativamente ilesa e forneceu um refúgio seguro para sua tripulação e os muitos milhares de soldados que carregou durante a 2ª Guerra Mundial. Esta é a história do HMS Misoa relembrada por Archie Spence, que serviu no navio.

Minha colocação no HMS Misoa   não foi resultado de um planejamento cuidadoso de carreira. Por razões que não consigo lembrar, inicialmente me ofereci para o treinamento de submarino no HMS Dolphin, mas falhei com o código de disciplina da Marinha, resultando em meu confinamento em quartéis (CB) em algumas ocasiões. Nada sério - apenas exuberância juvenil combinada com um pouco de desrespeito pela autoridade!

Voltei para o 'serviço geral' no quartel de Portsmouth e trabalhei como motorista de ambulância, enquanto esperava por um posto. Quando surgiu uma postagem para o HMS Misoa, surgiu um mistério; ninguém com quem entrei em contato sabia nada sobre ela ou simplesmente não queria admitir! Cerca de 100 de nós viajamos de trem para Liverpool, onde embarcamos no navio de tropas Monarch of Bermuda. Nosso destino era um mistério para nós até chegarmos à saída de Gibraltar. Por cerca de uma semana, vivemos em quartéis e minas marítimas descarregadas de vagões ferroviários para túneis de armazenamento seguros dentro da Rocha. Nossa próxima viagem foi a bordo do destróier HMS Venomouscom destino a Oran, mas logo foram desviados em uma busca infrutífera por submarinos alemães no Atlântico. Finalmente chegamos a Oran, onde conhecemos o HMS Misoa pela primeira vez .

[Foto: o autor Archie Spence c 1942.]

O que faltava nas linhas elegantes de um Cruzador ou Destruidor, ela mais do que compensava parecendo o velho e sujo petroleiro que já foi! Ela foi um dos três navios-tanque de calado raso especialmente projetados e construídos para operar nas águas rasas do Lago Maracaibo, na Venezuela, no norte da América do Sul. Os outros foram HMS Tasajera e HMS BachaqueraÀ medida que os planos para a abertura de uma segunda frente no oeste progrediam, havia um requisito em desenvolvimento para navios de calado raso, capazes de desembarcar tanques pesados, caminhões, canhões de campo, caminhões com radar móvel, equipamentos e homens diretamente nas praias de desembarque não melhoradas. Um requisito essencial para manter os exércitos aliados abastecidos na ausência de um porto utilizável. Qualquer interrupção na cadeia de abastecimento, especialmente nos estágios iniciais da invasão dos Aliados, tinha o potencial de interromper o esperado avanço dos Aliados.

Modificações

Os três vasos exigiram modificações substanciais para torná-los adequados para o propósito. Seus tanques de óleo foram removidos da frente das anteparas posteriores na área da sala de máquinas. Aproximadamente metade dos tanques permaneceu para água doce e lastro. Acima dessa área foi adicionado um deck, revestido com asfalto, proporcionando 7 faixas para veículos.

O arco foi cortado em quadrado e a lacuna criada foi preenchida por uma pesada porta de aço de aproximadamente 30 cm de espessura. Articulada na parte superior da porta estava uma extensão de rampa enorme que, junto com a porta, fornecia a rampa de 30 metros necessária para descarregar veículos e homens com segurança nas ou perto das praias de desembarque.

Havia um sistema de guinchos e polias motorizados, operados pela equipe da sala de máquinas, para abaixar a porta e levantar a extensão articulada até que a porta e as extensões formassem uma rampa contínua quando ambas as seções atingissem uma posição quase horizontal. No convés do tanque, parafusos foram colocados para prender os veículos em posição com correntes de restrição. As embarcações de calado raso tendiam a rolar, mesmo em condições moderadas, quando o bater das ondas na porta de proa romba enviava um barulho estrondoso por toda a embarcação.

Acima do convés do tanque havia um 'convés superior' de aço coberto com pranchas de madeira de 12 "por 4" de vários comprimentos, com duas grandes escotilhas na popa. Nas proximidades, havia 2 guindastes de torre de 50 toneladas para içar veículos quebrados do convés do tanque abaixo para o convés superior. Desta forma, tal veículo foi removido da linha permitindo o desembarque dos outros veículos. A ponte e a casa do leme foram reforçadas com placas de aço como proteção contra estilhaços e plataformas de canhão foram montadas em torno do convés superior. Estes incluíam um canhão Pom-Pom gêmeo de 40 mm, seis canhões AA de 20 mm e canhões Lewis em pilares, um a frente e dois a ré e um morteiro de fumaça. A âncora Kedge estava localizada na extremidade posterior.

Os dormitórios da tripulação e dos passageiros eram muito restritos. Consistiam em fileiras de barras de aço redondas presas à cabeceira do convés, sobre as quais eram amarradas redes. Após a conclusão do trabalho de conversão, a designação 'Landing Ship Tank' (LST) foi usada.

O HMS Misoa tinha 382 pés de comprimento e uma tonelagem bruta de 4.900. O calado quando totalmente carregado era de 15 'à ré e apenas 4' à frente, com uma rampa com dobradiças duplas atingindo 100 pés da porta de proa até águas rasas. Sua capacidade de carga era de dezoito tanques de 30 toneladas, vinte e dois tanques de 25 toneladas ou 33 caminhões pesados. Berços para 217 soldados e uma tripulação de 98 funcionários de Operações Combinadas foram fornecidos. Ela tinha uma proa chata distinta e uma crista de tartaruga de navio igualmente distinta com as palavras Veni-Vidi-Vici - eu vim, eu vi, eu venci em torno dela.

Provas de mar e treinamento

informação de boato da tripulação de comissionamento indicou que seus testes de mar e treinamento com Comandos ocorreram dentro e ao redor de Loch Fyne na Escócia, onde o Centro de Treinamento Combinado Nº 1 estava localizado em Inveraray.

Operação Tocha - Norte da África

O HMS Bachaquera foi o primeiro LST a se envolver em tarefas operacionais na 2ª Guerra Mundial nas praias de Madagascar no dia 6 de maio de 1942. O HMS Misoa e o HMS Tasajera fizeram sua estreia no serviço ativo na Operação Tocha, a invasão do Norte da África em Oran no dia 8 de Novembro de 1942.

[Mapa cortesia do Google Map Data 2017.]

O 16º Regimento de Infantaria liberou a praia 'Z' para a chegada às 3 da manhã do Comando de Combate B da 1ª Divisão Blindada americana, sob o comando do Brig General Lunsford E. Oliver. Misoa e Tasajera chegaram à praia às 4 da manhã e montaram pontes flutuantes para ajudar os tanques leves M3 Stuart que carregavam no desembarque. O processo demorou quatro horas.

Os 4.772 homens desembarcaram de todos os navios da flotilha, junto com seus tanques, tomaram os aeroportos de La Senia e Tafaroui e apoiaram um ataque de pára-quedas contra eles. No conflito mais amplo ao longo da costa, Misoa estava diversamente envolvido no transporte de tropas americanas e seu equipamento de Argel para Bone, mais a leste, até que aquela parte do Norte da África estivesse firmemente nas mãos dos Aliados. Seguiu-se a passagem para Sousse, na Tunísia, para fornecer apoio a futuras operações envolvendo o Oitavo Exército.

O abastecimento da fortaleza de Malta sempre foi uma prioridade e o HMS Misoa fez algumas viagens de Sousse a Malta com munições e, do freezer do navio, carne e vegetais. No retorno, ela foi ancorada em um cais seco em Trípoli para uma inspeção de rotina após o bombardeio intensivo do inimigo. Surpreendentemente, ela saiu ilesa. Naquela noite, houve um ataque aéreo ao campo de aviação próximo e circularam relatos de pára-quedistas alemães na área. Eu estava no serviço de sentinela da passarela naquela noite e só eu e a lavanderia sabemos o quão assustado eu estava!

[Foto; O autor (frente ao centro) com amistosos franceses do norte da África e dois companheiros em Argel, c 1943.]

Entre os períodos de trabalho árduo e perigo, fazíamos nosso próprio entretenimento. Adquirimos um piano em Sousse e limpamos uma pequena área do convés do tanque, que se tornou nossa área de entretenimento para canções improvisadas. Não faltavam comediantes e artistas entre a tripulação, muitas vezes complementados pelas tropas quando estavam a bordo. Numa noite memorável, enquanto estava amarrado em Sousse, o som da gaita de foles podia ser ouvido do cais. Olhamos para baixo para ver o flautista, que liderou as tropas no início da Batalha de El Alamein, marchando para cima e para baixo no cais ao lado de nosso navio. Ele e seus companheiros desfrutaram da tradicional hospitalidade da Marinha, que incluía vários potes de rum! Foi uma noite muito agradável para todos. Havia outras distrações das realidades da guerra, desde ruínas romanas até 'potes de carne' locais,

Pantellaria

Após a conclusão deste trabalho no início de junho de 1943, embarcamos nos tanques e tripulações do Regimento de Guardas para passagem para Pantelária . Chegamos por volta do amanhecer. Havia tantos bombardeiros aliados no céu que era impossível contá-los! A intensidade do bombardeio fez com que a guarnição italiana de 12.000 pessoas se rendesse, então o desembarque foi relativamente simples. Entramos em uma pequena enseada com acesso rodoviário ao interior e prendemos o navio a afloramentos rochosos. Um companheiro de navio e eu entramos em um vinhedo próximo e servimos algumas uvas. Os desembarques podem ter sido sem oposição, mas os dois heróicos invasores bateram em retirada quando um fazendeiro irado, com um forcado na mão, veio em defesa de sua colheita!

[Mapa cortesia do Google Map Data 2017.]

O HMS Misoa regressou a Sousse onde mais tropas e equipamento foram embarcados, desta vez para as ilhas de Lampadusa e Linosa. As guarnições italianas se renderam, então voltamos para Sousse com prisioneiros de guerra italianos guardados por paraquedistas.

Sicília e Itália

O foco dos Aliados então recaiu sobre a Sicília. A Operação Husky foi agendada para 9/10 de julho de 1943. Em preparação, o HMS Misoa embarcou tropas e tanques do Oitavo Exército em Sousse para transporte para uma praia perto de Syracuse, na Sicília. Nos 2 meses seguintes, fizemos passagens frequentes para Sousse com prisioneiros alemães e italianos, capturamos tanques e equipamento militar. Nas viagens de volta a Siracusa, Augusta e Catânia, na Sicília, carregamos suprimentos, materiais, tropas e, em uma ocasião, dezenas de caixas de munição cheias de Lira italiana de 'ocupação'. O dinheiro era para as tropas de ocupação aliadas usarem na Sicília e na Itália e, durante o trânsito, era mantido sob vigilância pela polícia militar.

Nossas jornadas através do Mediterrâneo nessa época eram semelhantes a um serviço regular de balsa transportando mercadorias da guerra do Norte da África à Sicília e Itália, e prisioneiros de guerra e materiais de guerra inimigos capturados nas viagens de retorno. A rotina foi quebrada ocasionalmente por uma carga incomum, como mulas e seus mestres árabes. O cheiro e a bagunça que eles deixaram para trás são mais bem imaginados do que descritos, mas eles tiveram um bom desempenho em montanhas remotas e inacessíveis, levando suprimentos para o avanço das forças aliadas.

Negociações secretas para a rendição das forças italianas foram concluídas em Lisboa e um armistício foi assinado em Siracusa em 3 de setembro de 1943 - o dia do desembarque incontestado das forças aliadas em Reggio, na Calábria, no continente italiano. Taranto foi apreendido no dia 9, novamente sem oposição. Na rota para Taranto em uma viagem, eu vi parte da frota italiana, incluindo 4 navios de guerra e 6 cruzadores, indo para o sul para Malta para se render às forças aliadas.

Retorno ao Reino Unido - preparativos para a Normandia

Carregamos os últimos canhões, tanques, veículos de comunicação e meias-lagartas alemães e italianos capturados e partimos de Taranto para uma escala em Argel, chegando a Plymouth no início de janeiro de 1944. Misoa precisava de reparos e modificações para seu próximo papel importante, que acabou sendo o desembarque na Normandia. A pequena reforma incluiu a substituição do Pom-Pom único dianteiro de 40 mm por uma versão dupla, reparos no motor, trabalho de manutenção geral, possivelmente a adição de alguma forma de radar e uma repintura completa de camuflagem.

Estávamos de licença enquanto o trabalho estava em andamento e, no dia 16 de janeiro de 1944, passei meu aniversário de 21 anos em casa, em Glasgow. Algumas semanas depois, Misoa estava passando por testes de mar no Canal da Mancha de Plymouth e para o oeste até Southend on Sea no estuário do Tâmisa. Com a aproximação do Dia D, o navio atracou nas docas de Tilbury, no leste de Londres, onde, no início de junho, embarcamos tropas e tanques canadenses. Por razões de segurança, o navio foi então lacrado. Por três dias ficamos confinados no navio, quando soubemos sobre a ação que viria. Tive o privilégio de participar do briefing das tropas, incluindo detalhes de sua zona de desembarque na praia de Juno e seu objetivo da cidade de Caen cerca de 7 milhas (12 k) para o interior.

Normandy Landings 6 de junho de 1944 - Dia D

Saímos de Tilbury no dia 4 de junho, antes de ser tomada a decisão de adiar o Dia D por causa do mau tempo. Nosso comboio matou o tempo navegando ao redor do Canal da Mancha. O mar estava agitado e o enjôo predominava enquanto nosso navio de calado raso, de fundo plano, balançava e balançava. Chegamos ao largo de Juno por volta do amanhecer do Dia D, perto o suficiente para ver a ação na praia, que poderia facilmente ser confundida com um set de filmagem. Vimos dois tanques perseguindo um ao outro, armas em chamas e ouvimos projéteis de duas toneladas passando por cima, enquanto os grandes canhões alemães tentavam destruir navios de guerra aliados no mar. Nosso navio irmão, HMS Bachequera, que ficava perto da praia vizinha de Sword, foi atingida por um projétil antipessoal de 88 mm. Embora os danos fossem leves e as baixas poucas, como Coxswain, levei o Capitão de lancha ao Bachequera para ver em primeira mão se era necessária ajuda.

Desembarcamos as tropas, seus tanques e equipamentos no dia seguinte, momento em que havia pouco fogo inimigo na própria praia Voltamos para as docas de Tilbury e embarcamos uma segunda carga de tanques, veículos e soldados para Juno. Desta vez, eles desembarcaram quase imediatamente, exceto que houve um acidente. Um tanque escorregou para o lado bloqueando a rampa e deixando o navio encalhado na praia, conforme a maré baixou, até a manhã seguinte. Dois combatentes alemães metralharam a praia em um ataque indiferente, mas nenhum dano foi causado. Da relativa segurança de minha posição vantajosa sob o navio, pintando o fundo, tive uma visão clara da ação!

[Foto; HMS Misoa e HMS Tasajera na praia Juno 1944.]

Barcos torpedeiros a motor (MTBs), barcos canhoneiros (MGBs) e outras pequenas embarcações continuaram a operar ao redor da área da cabeça de praia para ajudar a proteger a cabeça de praia e navios de abastecimento do ataque inimigo. Ancoramos na cabeça de praia e atuamos como nave-mãe para essas embarcações, fornecendo serviços médicos,  refeitórios, chuveiros e, no caso de um marinheiro e eu, um serviço de corte de cabelo lucrativo e legal! Quando a ancoragem tornou-se totalmente segura, nossos engenheiros também prestaram serviço de reparo e manutenção. Tornamo-nos um elemento semipermanente na praia, à medida que suprimentos e provisões eram trazidos de navios de abastecimento.

Foi um período sem intercorrências até 18 de junho, quando uma forte tempestade de alguns dias atingiu o Canal da Mancha. Os navios arrastaram âncoras e uma colidiu com o lado estibordo de nossa ponte, causando danos estruturais e quebrando um barco salva-vidas. Uma vez que a ponte continha um compartimento de munição contendo cartuchos AA de 20 mm, todas as mãos foram posicionadas para removê-los para um local mais seguro.

[Foto; HMS Misoa na praia Juno 1944.]

A rotina foi interrompida pela segunda vez no final de outubro, quando embarcamos em uma unidade da Marinha Real fora de Arromanches com seus veículos e equipamentos de combate. O boato era que eles estavam indo para a ilha holandesa de Walcheren fortemente guarnecida com 10.000 soldados e armas pesadas. Enquanto os alemães estavam lá, o porto de Antuérpia, já nas mãos dos Aliados, não poderia ser usado para abastecer os exércitos que avançavam. Alguns dias após o embarque, a ordem foi rescindida e os fuzileiros navais desembarcaram sem navegar.

Enquanto os Aliados empurravam os alemães para o leste, visitas organizadas de fim de semana eram feitas a castelos locais, lugares de interesse e shows de filmes em celeiros locais. Meu companheiro de navio e eu partimos em uma viagem para Paris a mais de 100 milhas (160 k) de distância, então passamos a noite em um quartel do exército perto de Lisieux. Quando soubemos que ainda havia combates na área de Paris, em vez disso, definimos um novo curso para Rouen, onde nos divertimos.

Permanecemos na estação em Arromanches até o início de 1945, quando fomos chamados de volta a Harwich para descartar torpedos obsoletos de Bangalore, jogando-os no Mar do Norte.

Terminado o trabalho, retornamos a Inveraray em Loch Fyne, Escócia, onde fica a Base de Treinamento de Operações Combinadas No 1, onde o HMS Misoa foi desativado. No entanto, como parte da tripulação do barco de corte, fui submetido a exames médicos antes de ser enviado para o Rio Reno, na Alemanha, para fazer um desembarque no rio. Como costumava acontecer na guerra, houve uma mudança de planos e a postagem foi cancelada, para minha tristeza.

Como escocês, tenho orgulho de fazer parte da companhia do navio. Viemos do Reino Unido, Irlanda, Austrália e África do Sul e estivemos juntos em todas as emergências e ações inimigas. O navio foi atingido uma vez por uma bomba saltadora, que não explodiu. Houve ligeiros danos à superestrutura intermediária, mas sem vítimas. O HMS Misoa foi realmente um navio de muita sorte e quando, em abril / maio de 1945, sua tripulação, meus companheiros e eu, nos dispersamos de Inveraray para diferentes bases em todo o Reino Unido, houve uma sensação de melancolia com a passagem de uma experiência única compartilhada . Comemorei o dia da Vitória na Europa em Portsmouth em 8 de maio de 1945.

Reflexões Pessoais

O navio tinha sido minha casa por pouco mais de dois anos e meio As condições de vida eram muito restritas e, quando as redes estavam penduradas, era impossível andar em pé. O soar de estações de ação causou uma forma de caos organizado. Quando as tropas estavam a bordo, a prioridade era que a tripulação naval chegasse aos seus postos de ação e guardas eram colocados para manter as tropas abaixo até que estivessem totalmente tripuladas e operacionais. Nunca houve pânico e lidamos bem com essas privações.

O refeitório fazia parte dos aposentos. Cada bagunça era composta por 12 marinheiros e uma mão líder ou superior, esta última para manter a ordem e tratar de reclamações. Os assentos eram simples - 6 marinheiros de cada lado de uma longa mesa. No rodízio semanal, dois marinheiros foram destacados como cozinheiros com a responsabilidade de pedir provisões na loja da NAFFI, dentro dos limites prescritos. A comida era armazenada em grandes urnas e as porções necessárias levadas para a cozinha, onde os “verdadeiros cozinheiros” preparavam as refeições utilizando o vapor como fonte de calor. A maior parte da comida era seca - feijão, ervilha, mingaus, ovos, frutas, carne e toneladas de arroz. De vez em quando, havia frutas e vegetais enlatados disponíveis e um gole de rum era servido com o almoço, o que ajudava a alegrar o dia.

[Foto; LST Bachaquero, um petroleiro convertido de calado raso mostrado se aproximando da praia. Irmã do Misoa. © IWM (A 20034).]

Às 11 horas de cada dia, um anúncio sobre a questão do rum foi canalizado por todo o navio. Foi recolhido por membros seniores do Mess. Em toda a Marinha Real, havia três doses de rum, determinadas pela qualidade das condições de vida. Quanto maiores as privações, mais forte é o rum! Em uma extremidade, os quartéis e os grandes navios recebiam uma parte de rum e duas partes de água e na outra extremidade, que incluía o HMS Misoa, era distribuído rum puro. No meio, a proporção de água para rum era de 1: 1.

Não havia privacidade para falar e havia outra grande privação também. Por ocasião de uma visita ao navio de Lord Louis Mountbatten, ele não teve dúvidas sobre a principal queixa dos homens - 'Sem correio!' Nunca tínhamos qualquer aviso prévio do destino do navio, por isso era difícil para o correio acompanhar; mas isso não impediu rumores e especulações. A forma usual era o Comandante fazer um comunicado à tripulação do navio pelo interfone, assim que o navio estivesse no mar.

Fui finalmente desmobilizado em abril de 1946, com dois meses de licença vencida. Meu salário, durante meu período de serviço, variou de dois xelins e seis pence (12,5p) a sete xelins e seis pence (37,5p) por dia. Voltar para a vida "civilizada" nunca seria fácil e, embora pudesse voltar ao meu trabalho anterior à guerra na NAFFI, preferia tentar algo diferente. O Labor Exchange sugeriu emprego como pedreiro, o que eu "educadamente" recusei. Em seguida, uma visita ao Broomielaw ao longo do rio Clyde em Glasgow, onde me inscrevi para a Marinha Mercante. Os próximos 15 anos foram gastos em navios a vapor e petroleiros em todo o mundo, trabalho de rigger em uma barragem em Victoria, Austrália, eretor de aço e pescador de tubarão na Tasmânia, pescador de atum em New South Wales, trabalho florestal em Victoria, eretor de aço em Melbourne,

Muito do tempo que passei no Mediterrâneo foi rotineiro, onde, com o passar do tempo, um dia foi se confundindo no outro. No entanto, houve momentos de grande perigo, o que aumentou minha consciência da natureza aterrorizante da guerra moderna. As viagens de Argel a Bone em comboio nos viram atacados por bombardeiros alemães usando bombas convencionais e torpedos. No caso deste último, os aviões voaram tão baixo que corremos o risco de sermos atingidos pelos artilheiros do nosso lado, pois eles baixaram a mira para a posição horizontal. Também éramos muito vulneráveis ​​a ataques aéreos, os quais eram muitos, geralmente quando estávamos no porto.

Pantelleria estava quieta, mas na Sicília e na Itália os italianos se engajaram em bombardeios de alto nível, enquanto os alemães metralharam as praias a apenas algumas centenas de metros. Também nos vimos no meio de um campo minado na Baía de Taranto, com todos os riscos associados de sermos atirados para fora d'água. Um caça-minas veio em nosso resgate e varreu uma passagem segura para nós.

Nas praias da Normandia, desembarcamos nossa primeira carga de homens e tanques no D + 1, mas estávamos perto o suficiente das praias no próprio Dia D para saber o que estava acontecendo durante os pousos iniciais. Aqueles bravos homens na pequena embarcação de desembarque sabiam que muitos deles seriam mortos ou gravemente feridos ... e ainda assim, onda após onda deles partiu para as praias. Não teria sido humano para nós que assistíamos à ação de uma distância mais segura sentir nada além de gratidão por, nesta ocasião, termos sido poupados do calvário.

[Foto - o autor, Archie Spence c 2002.]

Enquanto observava a armada de pequenas embarcações de desembarque passar por nós, disse a mim mesmo: 'Boa sorte, rapazes!' .... e essa era a natureza da guerra total. Para o militar médio, a diferença entre a vida e a morte ou ferimentos graves dependia da sorte - estar no lugar certo na hora certa. Embora tenha havido momentos de grande perigo a bordo do HMS Misoa , ela e sua tripulação saíram ilesas. Quando a deixei pela última vez em 1945, eu tinha muito mais respeito e afeição por ela do que quando a vi pela primeira vez como um 'velho petroleiro sujo!' Ela era realmente um navio de sorte!

Leitura Adicional

Existem cerca de 300 livros listados em nossa página ' Livros de operações combinadas '. Eles, ou quaisquer outros livros que você conheça, podem ser adquiridos on-line no Advanced Book Exchange (ABE). O link do banner de pesquisa, em nossa página 'Livros', verifica as prateleiras de milhares de livrarias em todo o mundo. Basta digitar ou copiar e colar o título de sua escolha ou usar a caixa 'palavra-chave' para sugestões de livros. Não há obrigação de compra, nenhum registro e nenhuma senha.

Correspondência

Caro Geoff

Eu localizei uma foto do HMS Misoa no Facebook e fiz uma pequena exploração pela web. Após a guerra, ela teve 4 proprietários: 1946, o Panama Tpt Co; 1952, a Creole Petrolium Corp; 1956 como PETRA MAR, a Maritima Argagua SA e 1957 como STANVA RIAU, a Lennoc Corp. Ela foi sucateada em Hong Kong no final de '62 no início de '63. Curiosamente, ela foi construída em Haverton Hill, em Tees, a cerca de 19 quilômetros de minha cidade natal, Hartlepool, embora eu não more lá, preferindo a vida no campo em Upper Teesdale desde que me aposentei.

Espero que isso seja do interesse de você e de seus leitores.
Sim

Pat

(Capitão Pat Thompson OBE RFA (Rtd)

Caro Geoff,

Em anexo, estão as fotos do sino de um navio que pode ter saído do navio descrito em seu site.

Meu sogro comprou o sino por $ 60,00 em algum momento entre 1970 e 1972 em uma loja de penhores na Pine Street em Filadélfia, Pennsylvania. Como o sino chegou à Filadélfia, na América, talvez nunca saibamos. Ele o exibiu do lado de fora de sua casa em Broomall, Pennslyvania, por 40 anos, e o usou para chamar as crianças para jantar em casa quando estavam brincando na vizinhança. Minha esposa e eu agora temos o sino em exibição em nossa casa em Lancaster, Pennsylvania, e estamos conduzindo uma pesquisa sobre a história do Misoa para compartilhar com amigos e familiares quando visitarem nossa casa. O que descobrimos até agora é muito interessante e agora percebemos que temos um pedaço maravilhoso da História da Marinha Real. Muito obrigado por seus comentários e fique à vontade para usar essas informações em seu site da maneira que achar necessário.

Robert (Bob) Hevner

Agradecimentos

HMS Misoa - um WW2 Landing Craft Tank (LST) por Archie Spence. Editado para apresentação no site por Geoff Slee com a adição de fotografias e mapas.